IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NA QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
Resumo
Devido a pandemia de Covid-19, medidas protetivas tiveram de ser tomadas para evitar a disseminação do vírus, como a implementação do isolamento social, fechamento das escolas e a substituição das aulas presenciais pelo ensino remoto, o que imperou aos professores um novo desafio em meio às adversidades impostas pelo contexto completamente atípico, cheio de cobranças, medos, incertezas, dúvidas e expectativas. O objetivo deste estudo foi investigar o quanto a pandemia de Covid-19 afetou na qualidade de vida dos professores atuantes do ensino básico, das redes pública e privada. Para isto, foi aplicado o questionário padronizado de qualidade de vida, SF-36, para 84 docentes, de ambos os gêneros, do ensino fundamental e médio das redes públicas e privada de educação. Nossos resultados demonstraram que, de forma geral, todos os domínios de qualidade de vida avaliados pelo SF-36 foram impactados pela pandemia. Observamos ainda que as mulheres apresentam, antes da pandemia, scores inferiores de qualidade de vida nos domínios dor, vitalidade, aspectos sociais e saúde mental, quando comparadas aos homens, e que a pandemia afetou de forma mais significativa os homens nos domínios dor e saúde mental. Estes resultados permitem concluir que a pandemia de Covid-19 impactou significativamente a qualidade de vida de professores do ensino básico, e que são necessárias ações para preservar a qualidade de vida desses profissionais.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.