ANSIOLÍTICOS, UM SOFRIMENTO PSÍQUICO DA CONTEMPORANEIDADE: PREVALÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ANSIOLÍTICOS POR PACIENTES ATENDIDOS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) ARAGARÇAS - GO
Resumo
Os ansiolíticos são drogas direcionadas para alívio da ansiedade, tensão muscular e insônia, atualmente as redes de atenção básica apresentam altos índices de prescrição, o seu uso abusivo pode trazer riscos de denpendência, perdas cognitivas, entre outros. O objetivo é analisar a pratica, prescrição, dispensação, e as possíveis consequências do uso prolongado dos medicamentos, elencar as vantagens e as desvantagens e propor possíveis soluções da troca de ansiolíticos a práticas mais saudável, no CAPS de Aragarças – GO. O estudo configura-se de caráter investigativo ultilizando-se do método quantitativo, e tem como foco investigar as atitudes que levam o indivíduo ao uso desses medicamentos e seu conhecimento dos mesmos . No decorrer da pesquisa, muito dos entrevistados relataram não saber que o uso abusivo desses medicamentos por tempo prolongado pode causar á sua saúde física e mental. Diante disso, foi proposto como intervenção psicológica, acolhimento psicológico, atividades físicas e grupos terapêuticos.
Palavras Chave: Medicamentos, Psicoterapia, Intervenção
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.