A ROTULAÇÃO DO DESVIANTE POR HOWARD BECKER E OS REFLEXOS SOCIAIS POR TRÁS DA ESTIGMATIZAÇÃO

  • Dandara Christine Alves de Amorim Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Catarini Vezetiv Cupolillo
  • Herôdoto Souza Fontenele Junior
Palavras-chave: Desviantes. Teoria do Etiquetamento. Howard Becker. Sociedade Punitiva. Desigualdade Social.

Resumo

A relevância do tema estudado se justifica vez que em razão da desigualdade social, bem como pela sobreposição de regras de um grupo dominante sobre outro dominado, tem-se a estigmatização de determinados indivíduos do corpo social, pessoas estas que tendem a ser das minorias e da classe trabalhadora, visto que os grupos dominantes de forma geral estabelecem as normas para proteger seus próprios interesses e rotular aqueles que as transgredem ou não se encaixam com o modelo imposto.  Para tanto, as informações serão coletadas em artigos e livros aprofundados sobre a matéria, com a análise através do método exploratório para evidenciar os principais argumentos apresentados pelos especialistas, bem como destacar a importância da criminologia crítica, vez que rompeu com a análise individual das pessoas e passou a olhar os fatores criminógenos por trás do delito. Desta forma, como a sociedade não é estática, muito pelo contrário, são profundas as mudanças que ocorrem ao longo do tempo, reputa-se necessário explorar quem são seriam os seres desviantes dentro do meio social, se o sistema contribui para a estigmatização de determinados indivíduos, e ainda, se a desigualdade social contribui para com essa rotulação.  Vez que os seres desviantes de hoje, não necessariamente, serão os de “amanhã”.

Biografia do Autor

Catarini Vezetiv Cupolillo

Advogada inscrita na OAB/MT. Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário do Vale do Araguaia - UNIVAR. Especialista em Gestão, Tecnologia, Empreendedorismo e Marketing Digital Jurídico. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: catarinicupolillo@gmail.com.

Herôdoto Souza Fontenele Junior

Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Mato Grosso. Professor Universitário do Centro Universitário do Vale do Araguaia. Mestrando em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia. e-mail: juniorfonteneleadv@gmail.com.

Publicado
2022-08-31
Seção
Ciências Sociais Aplicadas