UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DOS DISCURSOS SOBRE A MULHER NA EDUCAÇÃO NA REVISTA NOVA ESCOLA E NO XI FAZENDO GÊNERO

  • Sarah Apfelgrün FURB/Mestranda
Palavras-chave: Desconstrucionismo, Educação, Feminismo, Histórico-crítico, Neoliberalismo

Resumo

Esta pesquisa analisa a caracterização da mulher na educação nos discursos veiculados na Revista Nova Escola e nos anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero, a partir de um olhar epistemológico, tendo como objetivo identificar as diferentes perspectivas de feminismos ou de mulher aí presentes. O intento é explicitar as implicações políticas presentes nas características epistemológicas dos discursos sobre as mulheres na educação veiculados em dois espaços heterogênios de produção discursiva, a Revista Nova Escola e os anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero. Na metodologia utiliza-se a perspectiva genealógica para a análise documental. O corpus de estudo são os planos de aula publicados na revista Nova Escola e os textos dos anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero que relacionem mulher ou feminismo com educação. As categorias para a análise são as perspectivas do feminismo histórico-crítico,  do desconstrucionista e a visão neoliberal de mulher.

Publicado
2025-02-18
Seção
Ciências Multidisciplinares