UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DOS DISCURSOS SOBRE A MULHER NA EDUCAÇÃO NA REVISTA NOVA ESCOLA E NO XI FAZENDO GÊNERO
Resumo
Esta pesquisa analisa a caracterização da mulher na educação nos discursos veiculados na Revista Nova Escola e nos anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero, a partir de um olhar epistemológico, tendo como objetivo identificar as diferentes perspectivas de feminismos ou de mulher aí presentes. O intento é explicitar as implicações políticas presentes nas características epistemológicas dos discursos sobre as mulheres na educação veiculados em dois espaços heterogênios de produção discursiva, a Revista Nova Escola e os anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero. Na metodologia utiliza-se a perspectiva genealógica para a análise documental. O corpus de estudo são os planos de aula publicados na revista Nova Escola e os textos dos anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero que relacionem mulher ou feminismo com educação. As categorias para a análise são as perspectivas do feminismo histórico-crítico, do desconstrucionista e a visão neoliberal de mulher.
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