A SALA DE AULA COMO PALCO
DANÇA, METODOLOGIAS ATIVAS E O ENCONTRO ENTRE ENSINAR E APRENDER
Resumo
No âmbito da prática pedagógica no ensino superior, um dos principais desafios enfrentados pelos docentes refere-se às escolhas metodológicas que orientam os processos de ensino e aprendizagem. Este estudo tem como propósito discutir tanto as possibilidades quanto as limitações de uma prática docente centrada na transmissão do conhecimento, por meio de aulas expositivas, em contraste com propostas fundamentadas nas metodologias ativas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem bibliográfica, com base na leitura e análise de referenciais teóricos sobre o tema. Apoiado em autores como Nóvoa e Amante (2015), Mainardes (2008), Heacox (2006), Pozo (2002) e Roldão (2007), o texto problematiza a dimensão didática da docência universitária, buscando ressignificar a relação entre ensinar e aprender. Os resultados evidenciam diferentes possibilidades de organização metodológica nas aulas do ensino superior, privilegiando estratégias que favoreçam o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.