A SALA DE AULA COMO PALCO

DANÇA, METODOLOGIAS ATIVAS E O ENCONTRO ENTRE ENSINAR E APRENDER

  • Nayara Costa Araujo Centro Universitário do Vale do Araguaia

Abstract

No âmbito da prática pedagógica no ensino superior, um dos principais desafios enfrentados pelos docentes refere-se às escolhas metodológicas que orientam os processos de ensino e aprendizagem. Este estudo tem como propósito discutir tanto as possibilidades quanto as limitações de uma prática docente centrada na transmissão do conhecimento, por meio de aulas expositivas, em contraste com propostas fundamentadas nas metodologias ativas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem bibliográfica, com base na leitura e análise de referenciais teóricos sobre o tema. Apoiado em autores como Nóvoa e Amante (2015), Mainardes (2008), Heacox (2006), Pozo (2002) e Roldão (2007), o texto problematiza a dimensão didática da docência universitária, buscando ressignificar a relação entre ensinar e aprender. Os resultados evidenciam diferentes possibilidades de organização metodológica nas aulas do ensino superior, privilegiando estratégias que favoreçam o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem.

Published
2025-07-31
Section
Ciências da Saúde