ESTUDO DE CASO SOBRE EMI EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO: ENCAMINHAMENTOS SOBRE O NÍVEL DE INGLÊS E AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS

  • Eliana Kobayashi Instituto Federal de São Paulo
Palavras-chave: EMI. Internacionalização. Língua Inglesa. Pós-graduação em Logística.

Resumo

Este estudo de caso analisa o possível impacto do English Medium Instruction (EMI) em um curso de pós-graduação em Logística de Operações em uma instituição pública de São Paulo, tendo como principais focos o nível de proficiência dos alunos, a experiência no aprendizado da língua inglesa e o interesse em frequentar disciplinas em EMI. Por meio da aplicação de um questionário aos discentes, constatou-se a variação do nível de proficiência entre A1 e B1 (CEFR) e dificuldades nas habilidades de compreensão e produção oral. O uso do inglês no ambiente profissional mostrou-se esporádico, mas houve interesse em participar de disciplinas em EMI. Assim, a implementação do programa enfrenta desafios, destacando-se a necessidade de cursos preparatórios para aprimorar a proficiência e viabilizar o EMI.

Biografia do Autor

Eliana Kobayashi, Instituto Federal de São Paulo

Mestre e doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP.

Pesquisadora em Linguística Aplicada nas áreas de: avaliação de proficiência em língua inglesa, internacionalização, EMI e ensino de língua inglesa

Docente da área de linguagens e comunicação empresarial do Instituto Federal de São Paulo

Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ 

Publicado
2025-12-02
Seção
Ciências Humanas