AVALIAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA SOCIAL DE ESPORTES “MEXA-SE” NA SAÚDE FÍSICA E SOCIAL DE INDIVÍDUOS ADULTOS DE UMA CIDADE DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL
Abstract
O objetivo do presente estudo foi verificar se um programa combinado de exercícios físicos regulares pode induzir melhoras nas variáveis dependentes de saúde de adultos. Participaram do estudo 38 indivíduos de ambos os sexos. Para FPM foi possível observar crescimento gradual, indicando ainda que a diferença de força contralateral apresenta redução. Para flexibilidade e VO2 máx. houve crescimento. Para o VO2 máx. estimado, o quarto tempo de coleta apresentou diferença significativa contra todos os tempos anteriores. O presente estudo apontou que o modelo de exercícios proposto, pôde aumentar gradualmente a FPM bilateral, diminuindo a diferença contralateral, melhorando a flexibilidade e o VO2 máx. Foi apresentado um modelo de exercícios e de avaliação para pessoas de idade média superior a 50 anos, executados em uma área aberta sendo uma importante ferramenta em saúde pública que pode ser adotada por gestores públicos e privados de diferentes esferas e regiões.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.