ESTRATÉGIAS DE COPING E DESEMPENHO: UM ESTUDO DAS HABILIDADES PSICOLÓGICAS EM ATLETAS DE KARATÊ

  • Gustavo Cunha Margonar
  • Márcio Vinícius de Abreu Verli UFMT
  • Carlos Eduardo Cardoso dos Santos
  • Guilherme Leonardelli de Morais
  • Aníbal Monteiro de Magalhães-Neto
  • Luis Carlos Oliveira Gonçalves
  • Ramon Núñez Cárdenas
Palavras-chave: Habilidades de Coping, Atletas de karatê, Desempenho esportivo, Psicologia do esporte

Resumo

Este estudo investigou as habilidades de coping em 55 atletas de karatê de Rondônia, com idades entre 18 e 64 anos. A pesquisa empregou uma abordagem qualitativa associativa transversal, utilizando o Athletic Coping Skills Inventory-28 (ACSI-28), analisando as diferenças entre sexos e níveis de experiência. Os resultados indicaram que as mulheres apresentaram maiores níveis de confiança (M=7.9, DP=1.2) e menor tendência a se preocupar (M=5.6, DP=1.5) em comparação com os homens (M=6.7 e M=4.4, respectivamente). A análise de agrupamento revelou três perfis distintos de coping: (1) atletas com alta capacidade de lidar com adversidades e confiança; (2) atletas com foco em metas e preparação mental; e (3) atletas com menor capacidade de lidar com a pressão e maior preocupação. A análise dos dados permitiu concluir que as habilidades de coping são multifacetadas e influenciadas por diversos fatores, incluindo o sexo e a experiência competitiva. Esses achados sugerem a necessidade de programas de treinamento psicológico personalizados para atender às necessidades específicas de cada perfil de atleta, a fim de otimizar o desempenho esportivo e o bem-estar psicológico. Os resultados do estudo contribuem para uma melhor compreensão das necessidades psicológicas específicas dos atletas de karatê e podem auxiliar no desenvolvimento de programas de treinamento mental mais personalizados. Além disso, a identificação de diferentes perfis de coping permite a criação de intervenções direcionadas para cada atleta, otimizando o desempenho esportivo e o bem-estar psicológico.

Publicado
2025-11-11
Seção
Ciências da Saúde