ATUAÇÃO DAFILOSOFIA DA DIFERENÇA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL
Resumo
Resumo: Neste artigo nos propomos a entender o percurso histórico que possibilitou a abertura para a filosofia da diferença nas pesquisas em filosofia da educação no Brasil. O objetivo é entender as condições pelas quais a entrada dessa nova perspectiva filosófica atingiu as produções e discussões em educação no Brasil e começou a ganhar visibilidade. Para efetivar esse trabalho, iniciaremos com uma breve distinção entre filosofia da representação e filosofia da diferença, mostrando as particularidades de cada abordagem. Em seguida, trataremos do processo histórico que possibilitou a incorporação da filosofia da diferença em eventos educacionais que, começaram a sinalizar a emergência de um novo modo de reflexão sobre a educação, isto é, a diferença presente nos debates educacionais e por fim, refletiremos sobre a implicância de cada corrente abordada no contexto educacional. A base teórica para essa produção será Gilles Deleuze e autores que estudam e aproximam filosofia da diferença e educação. O artigo é um estudo bibliográfico, com leituras e pesquisas na já mencionada área da Filosofia da Educação.
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